A cicloficina é um ponto de encontro, informal e voluntário, onde os participantes põem as mãos na massa e partilham conhecimentos e experiências na arte de pedalar e arranjar bicicletas.
Uma cicloficina baseia-se na simplicidade do funcionamento mecânico das bicicletas e caracteriza-se por oferecer acesso a ferramentas, peças usadas e sobretudo a um momento de partilha de conhecimento.
Os participantes são motivados a familiarizarem-se com a sua própria bicicleta, apercebendo-se de como se podem tornar autónomos nas suas manutenções e reparações básicas.
É uma oportunidade de aprender e conversar e com os outros ciclistas sobre estas reparações e sobre outros assuntos relacionados com a utilização regular da bicicleta.
Não se deve confundir uma cicloficina com uma oficina de bicicletas, pois além de não ter fins lucrativos, na cicloficina não queremos prestar serviços a clientes, mas sim partilhar conhecimentos.
Basta apareceres com a tua bicicleta e com vontade de aprender ou de ensinar.
Serás acompanhado quando houver necessidade, reparando a tua bicicleta. Terás mesmo de sujar as tuas mãos.
Pergunta e partilha os teus conhecimentos e verás como junto com outros se torna fácil ambientares-te ao funcionamento da bicicleta.
A cicloficina é aberta a todos que nela queiram colaborar e participar.
O objetivo fundamental é incentivar e promover a utilização quotidiana da bicicleta como modo de transporte.
Ao mesmo tempo, contribuir para o aumento das interações e fortalecimento das relações da comunidade, e para o desenvolvimento de competências e autonomia dos utilizadores de bicicleta.
Nas Cicloficinas semanais na Casa da Bicicleta
Todas as quartas feiras das 18h às 20h e sextas feiras das 21 às 23h a Cicloficina da Casa da Bicicleta está de portas abertas para te receber.
Em qualquer altura (por marcação)
Se não conseguires em nenhum dos momentos descritos anteriormente, os voluntários das cicloficinas disponibilizam-se para ajudar na resolução dos problemas mecânicos em qualquer dia a combinar, na casa da bicicleta ou até mesmo por vídeo-chamada se for exequível. Basta enviar um email para com uma pequena descrição e fotos do problema e deixar um contacto. Entraremos em contacto assim que for possível e ajudaremos com conhecimento e ferramentas!
Já não há desculpa para não terem a vossa bicicleta operacional!
Um ano de cicloficinas em Aveiro
Folheto informativo da Cicloficina dos Anjos
O que é a Cicloficina?
‘As cidades portuguesas renderam-se às cicloficinas’ [Público, 22-09-2012]