Casa da bicicleta
A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

(H)À Conversa com …. Maria José Santana, Abel Coentrão, João M. Santos e Camilo Soldado

17 Fevereiro | 17:30 - 19:30

“Pensar o Ambiente Urbano” foi o mote que lançámos aos convidados desta conversa que, prontamente, aceitaram vir à Casa da Bicicleta refletir, debater e partilhar o seu conhecimento sobre o território, a forma de organização da cidade e o modo como nela nos deslocamos.

Quais os impactos que a escolha do modo como nos deslocamos têm nas nossas vidas, na nossa comunidade e no lugar que habitamos? Que papel pode ter o ativismo na defesa do direito à mobilidade? A escolha e o uso da linguagem pode influenciar a perceção da opinião pública sobre o paradigma da forma como nos deslocamos? Qual a abordagem e tratamento destes temas na comunicação social e no espaço mediático?

Estas são as pistas para uma conversa de fim de tarde que reunirá 4 jornalistas (re)conhecidos pelo seu trabalho especializado em mobilidade, território e cidades e que, através dele, colocam persistentemente estes temas centrais da nossa organização individual e coletiva, na agenda mediática.

 

Maria José Santana

Nasceu em Ílhavo em 1976. Licenciada em Comunicação pelo ISCIA e mestre em Comunicação e Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, começou nas rádios e nos jornais locais, colaborando, desde 2005, com o jornal Público. Em 2019 lançou a revista on-line Aveiro Mag, da qual é diretora. Tem vindo a dar voz ao podcast A Pedalar Pela Cidade, produzido em parceria com a Ciclaveiro.

Abel Coentrão

Abel Coentrão nasceu em Caxinas, Vila do Conde. Tem 50 anos. É Jornalista especializado em urbanismo e mobilidade sustentável, estudante de mestrado em Planeamento Regional e Urbano da Universidade de Aveiro e membro de uma família de utilizadores quotidianos de bicicleta numa cidade média do Norte de Portugal, a Póvoa de Varzim. Fez parte do quadro do jornal PÚBLICO durante 20 anos e, em 2022, venceu o prémio de Jornalismo para a Sustentabilidade, instituído pela Fundação Mestre Casais e pelo CEIIA, com o trabalho “Seis décadas depois de Jane Jacobs, ainda andamos a tentar salvar a rua”Tendo nascido com uma deficiência física motora, dedica especial atenção aos efeitos da desigualdade na distribuição do espaço público nos grupos sociais mais frágeis. Enquanto jornalista, desenvolveu um olhar crítico sobre a linguagem da mobilidade e a forma como ela contribui para a perpetuação de estilos de vida e de um urbanismo insustentáveis.

 

João Miguel Santos

Foi jornalista durante 15 anos na RTP, depois de uma passagem pela rádio. Realizou reportagens e apresentou jornais, espaços de informação e debate. É licenciado em Ciências da Comunicação e frequentou o mestrado de “Estudos da Paz e da Guerra”. Atualmente é animador do painel 11h-14h na Rádio Observador e autor do programa “Conversas do Fim do Mundo”. Quando não está na rádio, é possível que o vejam a pedalar pelas ruas de Lisboa ou pelas serras de Portugal, fazendo da bicicleta o seu modo de transporte diário e de lazer.

Camilo Soldado

Jornalista no Público, na secção de Local, escreve essencialmente sobre ordenamento do território, mobilidade e urbanismo.

 

Entrada livre, sujeita à limitação do espaço.

Donativo livre e consciente.

+ info: https://fb.me/e/4eAdXo5sf

Detalhes

Data:
17 Fevereiro
Hora:
17:30 - 19:30

Local

Casa da Bicicleta
Casa da Bicicleta - Ciclaveiro, Rua Almirante Cândido dos Reis 12
Aveiro, Aveiro 3800 Portugal
+ Mapa do Google
powered by Ciclaveiro